Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fator de potência

O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um baixo fator de potência indica que você não está aproveitando plenamente a energia, e a solução para corrigir, é a instalação de Banco de Capacitores.
A maioria das cargas consome energia reativa indutiva, como motores, transformadores, lâmpadas de descarga. As cargas indutivas necessitam de um campo magnético para seu funcionamento, por isso requerem dois tipos de potência: Potência Ativa: Potência que efetivamente realiza trabalho, gerando calor, luz e movimento, etc. Medida em (KW). Potência Reativa: Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. Medida em (Kvar).
A definição do fator de potência é dada pela relação das três potências abaixo, representada por um triângulo retângulo, onde o fator de potência é o cosf.














Em termos técnicos, energia reativa é definida como a energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. Em outras palavras, a energia que, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando “espaço” no sistema que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. O exemplo clássico, é o copo de cerveja com colarinho. “A energia reativa é a espuma ou colarinho. Quanto mais colarinho, menos cerveja. No nosso caso, quanto mais energia reativa excedente, menos energia ativa, que produz trabalho”.


Essa energia está relacionada à presença de campos magnéticos produzidos pelo funcionamento de motores, reatores de lâmpadas fluorescentes ou transformadores. As conseqüências mais comuns, que interferem na qualidade da energia fornecida pelo sistema, são o aquecimento de condutores, perdas adicionais, quedas de tensão e redução do aproveitamento da capacidade de transformadores e circuitos.



















































O ideal é o fator de potência estar em 0.92% (resolução 456 da ANEEL) ou mais próximo de 1 (100%)

Fator de potência é =
Cos do ângulo da divisão do KW / KVA
Sen do ângulo = Kvar/Kva
Tg do ângulo = Kvar/KW


Causas de um baixo fator de potência:
- Nível de tensão da instalação acima da nominal;
- Motores trabalhando a vazio;
- Motores superdimensionados;
- Grandes transformadores para pequenas cargas;
- Transformadores ligados a vazio;
- Lâmpadas com reatores sem correção de FP;

O baixo fator de potência ocasiona:
- Perdas de energia dentro da instalação;
- Redução da capacidade do transformador;
- Condutores aquecidos;
- Dimunuição da vida útil da instalação;













Tudo sobre fator de Potência:
















http://www.dee.feb.unesp.br/~cagnon/ENERGIA/FATOR%20DE%20POTENCIA.pdf


Multiplicando a potência em KW pelo multiplicador do FP desejado, dará o capacitor em Kvar a ser instalado



















Potência Relativa Capacitiva a ser Instalada Junto a Motores

















Para medição em alta tensão - Capacitor em função de Trafo











ou


Nenhum comentário:

Postar um comentário